Tensão

Seguindo a União Europeia, EUA fecham espaço aéreo para aviões russos

Mercado russo reage às sanções que o país sofre

País é uma das potências mundiais.
País é uma das potências mundiais. |  Foto: Rede Social
 

Os Estados Unidos (EUA) vão fechar o espaço aéreo a aviões russos, seguindo o exemplo da União Europeia (UE) e de outros países. O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira (1) pelo presidente norte-americano Joe Biden, em seu primeiro discurso de Estado da União.

A guerra marcou as palavras de Biden, com recados para o presidente russo, Vladimir Putin. Nas últimas horas, o governo canadense, ministrado por Justin Trudeau, anunciou também sanções e decidiu fechar os portos aos navios russos.

Saída do mercado

O Banco da Rússia informou que vai manter a Bolsa de Valores de Moscou fechada pelo terceiro dia consecutivo, ao mesmo tempo em que o maior banco russo anunciou que vai abandonar o mercado europeu.

Nos dois casos, as decisões resultam do impacto das sanções econômicas da comunidade internacional, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O Sberbank, principal banco russo, anunciou a saída do mercado europeu, depois de ter sido atingido pelas sanções financeiras internacionais.

"Na situação atual, o Sberbank decidiu retirar-se do mercado europeu. Os bancos subsidiários do grupo são confrontados com saídas de dinheiro anormais e ameaças à segurança dos empregados e escritórios", disse o grupo, em comunicado citado pela imprensa russa.

Agência Brasil

< Parlamento Europeu reprova ataques da Rússia contra a Ucrânia Vacina brasileira contra a Covid-19 deve ficar pronta ainda em 2022 <